Muita gente tem dúvida sobre o que é um implante dentário. De uma forma prática, é um procedimento muito complicado e dolorido?
O implante dentário é um parafuso de titânio instalado na estrutura óssea para substituir os dentes perdidos, e assim conter a perda óssea no local desdentado. É um procedimento simples, realizado no próprio consultório, feito com anestesia local, sem nenhuma dor no ato cirúrgico. Alguns casos específicos, de pacientes desdentados totais, é necessário enxerto ósseo, levantamento de seio ou enxerto de espessura, para assim colocarmos os implantes.
Qual é a diferença entre implante e prótese nos dentes?
Prótese Total (dentadura): é uma prótese removível, fixa através de sucção, que tem seus incômodos por preencher o céu da boca total e o rebordo gengival. No ato da mastigação pode se soltar e inibir o gosto dos alimentos por preencher o palato do paciente. A higiene da prótese é realizada através da sua remoção, higienizada com sabão neutro e bucha. O protocolo correto é a remoção nos atos noturnos, para descanso do rebordo gengival.
Prótese Total sobre implante (protocolo): é uma prótese parafusada sobre implantes, fixa com 4 a 6 implantes. Na maioria dos casos, pacientes já saem com a prótese provisória fixa após o ato cirúrgico, tendo maior conforto na mastigação, no paladar dos alimentos e na higienização pois não precisa ser removida. A prótese definitiva é realizada após 3 a 6 meses para óssea integração dos implantes, assim o paciente poderá ter o mais próximo aos seus dentes naturais com a prótese fixa sobre implante.
Com esse procedimento, a pessoa consegue ter dentes fixos novamente, melhorando a autoestima?
Com certeza o paciente terá os dentes o mais próximo do natural conseguindo estabilizar uma futura perda óssea, aumentando muito sua autoestima pois melhora a estética (sorriso bonito) e função (devolvendo uma mastigação adequada).
Quais são as indicações de cada um dos procedimentos?
A prótese protocolo está indicada para todos os pacientes desatentados total, em alguns casos específicos, pacientes que usam prótese a muito tempo e já apresentam uma grande perda óssea é necessário fazer enxerto ósseo. Para os pacientes que apresentam problemas sistêmicos, é necessário uma avaliação medica antecedendo a cirúrgica.
Quanto tempo leva, em média, a recuperação do paciente?
Quando se trata de um a três implante sem extração do dente, normalmente nem temos inchaço, atestando o paciente por 24h. Ao realizar uma exodontia unitária com implante imediato, também temos um pós-operatório de 24h com acompanhamento de sutura por 7 dias até sua remoção. Já na prótese protocolo, o pós-operatório será de 48h e acompanhamento para remoção de sutura por 7 dias, podendo apresentar edema ou inchaço.