A doença periodontal é uma doença crônica, geralmente assintomática, com a qual o ser humano pode viver desde tenra idade até morrer. Pensa-se que seu principal problema é que isso contribui para a perda de dentes. Mas adicional à perda de dentes deve ser levado em consideração, devido ao seu impacto na fisiopatologia das condições sistêmicas.
Importante no campo da saúde pública. Devido aos mesmos mecanismos de infecção e inflamação sistêmica relacionados principalmente a doenças cardiovasculares, diabetes e parto prematuro, a doença periodontal tem sido relacionada a outras patologias como hipertensão, apneia obstrutiva do sono, dislipidemia, disfunção erétil, obesidade, doença cerebrovascular e mais recentemente com Alzheimer.
Com base no exposto, agora é importante que os órgãos médicos e odontológicos realizem um gerenciamento interdisciplinar de seus pacientes, onde os médicos param de tratar corpos sem boca e os dentistas param de tratar bocas sem corpos, unindo esforços para o controle adequado e tratamento da doença periodontal, visualizando-a como fator de risco para patologias sistêmicas com alto impacto na morbimortalidade em todo o mundo.
Traduzido de : https://epicrisis.org/2019/09/11/cuidado-la-enfermedad-periodontal-puede-ser-un-importante-factor-de-riesgo-sistemico/