Tratamento de canal sem dor. É possível?
Sim! Não só é possível como é comum o tratamento de canal executado de forma adequada e com uma boa anestesia ser indolor. Existem casos onde o dente encontra-se bem inflamado, a analgesia nesses casos deve ser feita com um anestésico mais potente, próprio para situações onde a inflamação está presente. Existem anestésicos específicos para essas condições.
E a dor pós-tratamento de canal?
Em alguns casos, após o tratamento, pode existir certo desconforto no dente. Porém essa dor é completamente controlada com uso de medicamento próprio para essa situação. Quando o tratamento é executado de forma adequada, a possibilidade do surgimento de dor é mínima.
Quanto custa em média um tratamento de canal?
Hoje em dia, estamos falando de 2021, um tratamento de canal realizado com as técnicas de ultima atualizadas estão custando na faixa de aproximadamente 900 a 1.500 reais. Esse valor pode variar de acordo com o dente em questão, posteriores (dentes molares, os quais apresentam de 2 a 4 ou mais canais) ou anteriores (geralmente apresentam de 1 a 2 canais). Existem profissionais que podem cobrar mais ou menos de acordo com a capacidade técnica e a disposição de equipamentos de ultima geração, como os que temos à disposição em nossa clinica, como motores específicos, equipamento de ultrassom e seus insertos e localizadores apicais.
Após o tratamento de canal o dente pode quebrar?
Logo que finalizamos o tratamento de canal, é necessária a realização da restauração do dente. Seja uma restauração convencional, com resina composta ou com a colocação de uma coroa, pois durante o tratamento de canal, ele perde parte de sua estrutura e sim pode ficar mais enfraquecido e com o passar do tempo e ressecado por não ter mais vida dentro dele. Portanto, a restauração deve ser realizada o quanto antes possível, para evitar fraturas. Ainda assim, o tratamento de canal em muitos casos é a melhor escolha se comparado à extração, pois realizando a restauração de forma adequada, o dente permanecerá saudável por muito tempo.
Prevenção
Como nunca precisar de tratar canal na vida?
A prevenção é o caminho para nunca precisar tratar canal na vida. Sabe por que? Porque a doença cárie é a principal causa da necessidade desse tipo de tratamento. Consequentemente, se eu previno a cárie eu diminuo muito a chance de precisar passar por esse procedimento que tira a vitalidade do meu dente.
E como eu previno a cárie?
Escovando os dentes? Não comendo doces? Passando fio dental? Indo ao dentista?
Sim e não! Escolhendo um desses isoladamente não compreende a resposta correta. Mas sim a junção de todas essas atitudes/escolhas. Mas o que eu gostaria de destacar é o cuidado com a higiene dental, o auto exame e a visita periódica ao dentista. Esse é o grande segredo. É imprescindível ser ACOMPANHADO pelo seu dentista, que irá te examinar criteriosamente e realizar radiografias de qualidade.
Portanto, se você perceber qualquer alteração nas suas restaurações, manchas, sensibilidade ao comer doces, ao gelado, informe seu dentista, que irá investigar bem e descobrir se não existe alguma cárie escondida entre os dentes, ou em alguma região que somente com o exame pode ser detectada.